As Sete Colinas de Lisboa, Portugal
Com base na lenda popular, Lisboa foi fundada tal como a cidade de Roma, numa povoação rodeada por sete colinas. Ao deambular pela capital portuguesa, perdidas no meio da imensidão mundana, erguem-se as sete colinas - os antigos pilares da capital lusitana.
Atualmente, cada colina abriga um admirável miradouro, proporcionando assim diversas perspectivas panorâmicas sobre a baixa citadina ou sobre a imensidão do rio Tejo. Descubra e aventure-se pelas sete colinas que resguardam Lisboa e se suspendem no horizonte fluvial do Tejo.
1. Colina de São Jorge em Lisboa, Portugal
Também designada como a colina do Castelo, é a mais alta colina de entre as restantes que pintam a cidade. A Colina de São Jorge abrange os bairros do Castelo, Mouraria e a zona sudeste do bairro de Alfama.
Com um enorme valor patrimonial, esta colina desempenha um papel fundamental nas raízes de Portugal, uma vez que foi aqui que apareceu o povoado que, consequentemente, deu origem à cidade de Lisboa. Como indica o seu nome, é no topo desta colina que se alberga o opulento Castelo de São Jorge, um mundo a descobrir à distância de uma íngreme subida até ao seu cume.
Ponto estratégico da cidade de Lisboa, o Castelo de São Jorge oferece uma fenomenal vista panorâmica sobre a cidade, ladeada pelos antigos canhões direcionados para o Rio Tejo. Sombreado pelas muralhas do castelo está o Miradouro do Reconhecimento, que conhecido por poucos, é um dos segredos mais bem guardados de Lisboa.
2. Colina de São Vicente em Lisboa, Portugal
Batizada após um dos mais marcantes santos de Lisboa, a Colina de São Vicente eleva-se por entre o bairro de Alfama e o Convento de São Vicente de Fora. No topo da colina, maravilhe-se com a unicidade do Miradouro das Portas do Sol, e o prestigioso (e muito afamado) Miradouro de Santa Luzia.
Ambos oferecem uma vista privilegiada sobre o bairro de Alfama e o Rio Tejo. Aqui, também pode encontrar o ilustre painel de azulejos com a representação da Praça do Comércio previamente ao terramoto de 1755 e do ataque ao Castelo de São Jorge.
É também na colina de São Vicente que ocorrem as famosas Feiras da Ladra, uma das feiras mais originais da cidade que atrai imensos visitantes e locais todas as terças e sábados
3. Colina de Sant'Ana em Lisboa, Portugal
Delineada pelos antigos leitos das ribeiras de Arroios e Valverde, a colina de Sant’ana é a mais centralizada da cidade de Lisboa. Engloba uma diversidade de áreas, desde a rua de São José até à Praça da Figueira.
Após o terramoto de 1755, imensos conventos e palácios foram reconstruídos e transformados em hospitais ou centros com funções hospitalares - desta época sobreviveu o Hospital de São José. Devido à exorbitância de hospitais e centros relacionados com saúde e pesquisa, esta colina é muitas vezes alcunhada como a Colina da Saúde ou Colina da Ciência - é um autêntico berço do ensino de medicina em Portugal.
Situado nesta colina, encontra-se um pequeno paraíso rodeado por nobres moradias, o Miradouro do Jardim do Torel. Desconhecido por muitos, é um canto na cidade onde se desfruta de uma paisagem sobre a colina de São Roque e o Miradouro de São Pedro de Alcântara. No Verão, o lago artificial do Jardim do Torel converte-se numa pequena praia urbana apelando a um refrescante banho.
4. Colina de Santo André em Lisboa, Portugal
Devido à sua localização estratégica, a Colina de Santo André, mostrou-se apta para a instalação das tropas de D.Afonso Henriques durante o seu ataque à cidade, contra os mouros. Após o terramoto de 1755, muitos dos moradores exilaram-se da cidade e ocuparam as colinas da Graça e de Santo André por serem as mais altas.
Assim, as mais nobres famílias instalaram-se na região e adquiriram as suas quintas e casas de campo, que posteriormente deram lugar a grandes palácios - localizados sobretudo ao longo das calçadas de Santo André e no largo da Graça.
No alto, atualmente está situado um dos mais bonitos e românticos miradouros de Lisboa, o Miradouro da Senhora do Monte. Localizado no bairro da Graça, este miradouro possibilita uma vista excepcional sobre diversas atrações turísticas, como o Castelo de São Jorge, a Ponte 25 de Abril e o Parque Florestal de Monsanto.
No topo da colina, também se encontra um painel de azulejos informativo que ensina a localizar os monumentos e pontos turísticos visíveis na paisagem panorâmica.
5. Colina das Chagas em Lisboa, Portugal
A Colina das Chagas, que deriva da Igreja das Chagas de Cristo, foi erigida na antiga freguesia do Sacramento, cujo nome foi atribuído pelos marinheiros da rota da índia, em homenagem às chagas de Cristo.
Nesta colina, as principais atrações turísticas são o Largo e o Convento do Carmo, famosos pelas suas ruínas, testemunhas da catástrofe de 1755 que assolou Lisboa. Nesta colina, o miradouro é parcialmente diferente. Eleve-se nas alturas através do Elevador de Santa Justa, construído em 1902, que oferece uma vista panorâmica para a maravilhosa cidade de Lisboa.
6. Colina de Santa Catarina em Lisboa, Portugal
Do Largo de Camões até à Calçada do Combro, ergue-se a colina de Santa Catarina. No seu alto, encontra-se situado o Miradouro de Santa Catarina, intitulado também como o Miradouro do Adamastor, uma vez que nele se encontra uma estátua da famosa personagem mítica da Epopeia Portuguesa de Camões, o Adamastor. A sua central localização e acessibilidade fácil, atrai os jovens lisboetas e viajantes a este local predileto.
A história conta que a expressão popular “ficar a ver navios” teve a sua origem neste miradouro, uma vez que, na Era dos Descobrimentos, o povo português avistava os navios a passar do alto de Santa Catarina, à espera que D.Sebastião retornasse, mas como este nunca retornou, a população ficou “a ver navios”.
Ao longe, o panorama para a Ponte 25 de Abril, o Estuário do Tejo e o Cristo Rei, é um dos mais privilegiados da cidade. Ao seu redor, encontra-se uma série de quiosques e pequenos restaurantes, perfeitos para o acompanhar durante o entardecer do dia.
7. Colina de São Roque em Lisboa, Portugal
A colina de São Roque é considerada a mais cosmopolita e festiva das restantes. É nela que se situa o famoso Bairro Alto, local primordial de diversão noturna na capital Portuguesa. A colina alonga-se do Chiado ao Príncipe Real, e é por aqui que se situam os melhores restaurantes, bares e outros espaços de lazer.
No topo, encontra-se o famoso miradouro de São Pedro de Alcântara acompanhado pelo seu jardim, e um largo que abriga a Igreja de São Roque, dispondo de uma lindíssima vista sobre o castelo de São Jorge e o Rio Tejo.
Descubra as sete colinas que constituem Lisboa através dos pacotes e experiências que a Portugal Getaways disponibiliza somente para si. Trabalhamos com os demais parceiros e especialistas locais de modo a que tenha uma autêntica experiência Lisboeta.