O Legado Arquitetónico e Histórico de Lisboa, Portugal

O Impressionante Legado Arquitetónico de Lisboa

 

Lisboa acolhe toda uma variedade de estilos arquitetónicos que convergem em edifícios únicos, impressionantes e enigmáticos que prendem o nosso olhar apenas pela fachada. Amantes de arte, a capital portuguesa chama-vos.

 

Interior do Majestoso Panteão Nacional

Como Portugal não participou na II Guerra Mundial, Lisboa foi das únicas cidades europeias que escapou aos tenebrosos bombardeamentos, conseguindo assim preservar o seu incrível legado cultural edificado espalhado pelas suas sete colinas. Embora o Manuelino seja o estilo mais representado, há que não ‘’julgar os edifícios pela capa’’ e conhecer os seus irreverentes interiores, na maioria das vezes forrados de uma arte completamente distinta, tal como o Barroco. Fazemos-lhe agora uma visita guiada pelas obras-primas arquitetónicas mais espetaculares de Lisboa. 

 

Maravilhe-se com os Detalhes Perfecionistas do Arco da Rua Augusta

1. Arco da Rua Augusta 

A Praça do Comércio alberga o incrível Arco da Rua Augusta, um arco triunfal e glorioso construído em comemoração à rápida reconstrução da cidade após o terramoto que tanto marcou a sua história.

 

Detalhes Arquitetónicos do Arco da Rua Augusta

Conta com 6 colunas (as mais altas têm 11 metros de altura), várias estátuas históricas e algumas figuras míticas que são, na verdade, uma metáfora para a força, resistência e conquistas do povo português. 

 

2. Estação do Rossio

Quem vê o exterior da Estação do Rossio pensa, muito provavelmente, que quem ali entra está prestes a entrar num universo de arquitetura antiga. Na verdade, é outra estação de comboios, mas nem por isso menos interessante. Na sua soberba fachada contempla-se o Neomanuelino, um estilo muito popular no país em meados do século XIX e no início do século XX.

 

A Estação do Rossio é uma das mais belas estações em todo o Portugal

Na verdade, o Neomanuelino foi a resposta portuguesa ao Romantismo europeu, divergente pelo seu propósito nacionalista muito patente em vários edifícios da cidade.

 

3. Sé Catedral

Também conhecida como Igreja de Santa Maria Maior, a Sé Catedral de Lisboa é a mais antiga da capital. Este belíssimo templo católico foi construído em 1147 após a reconquista Cristã, e ao longo do tempo afirmou-se como um símbolo de resiliência da cidade.

 

A Sé Catedral de Lisboa é a Igreja mais antiga da Capital Portuguesa

Por mais que fossem os terramotos, a Sé resistiria. Não obstante, e como consequência dos mesmos, as diferentes obras de restauro que lhe foram sendo aplicadas conduziram à sua assinatura arquitetónica intrigante da atualidade: uma mistura harmoniosa de arquitetura religiosa Românica, Gótica, Barroca e Neo Manuelina. 

 

4. MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Localizado na margem norte do Tejo, o MAAT assinala uma nova era para arquitetura em Portugal e para o próprio conceito de museu. Dentro das suas paredes, um novo centro cultural ergue-se para a discussão aberta sobre arte, arquitetura e tecnologia, mas o que mais surpreende os visitantes é, sem dúvida, a sua arquitetura incomum.

 

Museu MAAT vai contra o conceito arquitetonico do Museu Tradicional

Tão incomum que o seu fascinante ‘’telhado’’ curvado forma o miradouro panorâmico mais cobiçado e moderno de Lisboa.  

 

5. Palácio Nacional e Convento de Mafra

A magnificência da monumental arquitectura do palácio, convento e basílica de Mafra testemunha a opulência da corte do rei D. João V (1707-1750). Foi o rei D. João V quem ordenou a construção do que se revelou ser o marco definidor da época barroca portuguesa. O projecto foi de Frederico Ludovice que incorporou na sua inspiração uma linguagem arquitectónica de estilo italiano.

 

Magnífica Cúpula no interior do Palácio de Mafra

Uma vez residência veraneia da família real, o Palácio inclui várias coleções com obras de artistas portugueses, italianos e franceses que, incluindo pintura e escultura barroca, vestes e ornamentos religiosos, assim como murais pintados pelos mais ilustres artistas portugueses.

 

6. Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos, Património Universal da Humanidade desde 1983, tomou o lugar de uma pequena ermida construída sob as ordens do rei D. Manuel I que ali se encontrava, onde Vasco da Gama passou a noite em oração antes de partir em direção à Índia.

 

Arquitetura única dos Claustros do Mosteiro dos Jerónimos

Com o sucesso da sua viagem, D. Manuel I, ao pressentir a época de glória que se avizinhava, ordenou a construção do atual mosteiro, processo este que durou cerca de 100 anos e foi financiado com o ouro do Brasil, uma colónia portuguesa na altura. Tudo sobre esta obra é verdadeiramente impressionante, mas são os claustros do século XVI que causam furor entre os visitantes. Há ainda que mencionar que o Mosteiro dos Jerónimos assinala, com todo o seu esplendor, o auge  da arquitetura Manuelina em Portugal.

 

7. Torre de Belém

A dramática Torre de Belém, inscrita na listagem de Património Mundial da Unesco desde 1983, é o ex libris do património cultural português projetado em todo o mundo. Construído em homenagem ao santo patrono de Lisboa - São Vicente, a Torre integrava um sistema de defesa tripartido entre o baluarte de Cascais e a fortaleza de São Sebastião da Caparica, na outra margem do rio.

 

A Torre de Belém é um dos símbolos de renome da cultura portuguesa

E não há dúvidas de que a decoração da torre ostenta o Manuelino, ainda que com uma torre quadrangular que nos lembra os castelos medievais e guaritas com cúpulas de gomos que denotam a influência das fortificações marroquinas.

 

8. Gare do Oriente

É raro encontrar uma estação ferroviária tão futurista como a Gare do Oriente, construída em 1998 quando Lisboa acolheu a Exposição Mundial. Desenhada pelo famoso arquiteto Santiago Calatrava, desta deslumbrante estrutura moderna destaca-se o telhado de vidro e aço em forma de árvores.

A Estação do Gare Oriente distingue-se por uma caraterística arquitetónica expecional, o telhado de vidro e aço.

Alberga uma estação de comboios, um metro e um terminal de autocarros, juntamente com uma deslumbrante exposição de murais de azulejos desenhados por talentosos artistas contemporâneos de todo o mundo. 

 

8. Panteão Nacional

A abóbada da antiga igreja de Santa Engrácia, hoje o Panteão Nacional, brilha entre a paisagística já por si impressionante de Lisboa. A antiga igreja havia sido construída no século XVI e foi brutalmente vandalizada 30 anos depois.

 

O Panteão Nacional é um dos mais notáveis monumentos barrocos de Portugal

O processo de reconstrução foi moroso, tendo demorado cerca de 300 anos até a sua conclusão. É hoje o túmulo das mais prestigiadas figuras de Portugal, e deve ser visitado pelos amantes de arte, uma vez que a sua inconfundível arquitetura barroca aliada aos pormenores decorativos de inspiração grega criam uma das mais impressionantes e importantes obras de arte de Lisboa. 

 

10. Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora

Já em 1147, D. Afonso Henriques havia mandado fundar, neste lugar, um Mosteiro dedicado a São Vicente, a quem tinha feito uma promessa caso conseguisse conquistar Lisboa aos Mouros. Porém, o monumento que hoje nos deslumbra foi edificado entre 1582 e 1629 por ordem do Rei Filipe II, durante a Dinastia Filipina.

 

O Mosteiro de São Vicente de Fora alberga a maior coleção de azulejos barrocos de Portugal e a segunda maior do mundo.

A deslumbrante fachada, da autoria do célebre arquiteto português Baltazar Álvares,foi uma das primeiras a seguir o Estilo Chão, a resposta portuguesa ao maneirismo romano. Uma vez dentro do mosteiro, é a arte barroca que nos deslumbra, mas não só. Há que realçar também o revestimento de azulejos azuis, em particular no claustro onde estão representadas as Fábulas de La Fontaine e a talha dourada, com destaque para o baldaquino sobre o altar-mor, da autoria do reconhecido escultor do séc. XVIII Machado de Castro.

 

Atualmente o Mosteiro de São Vicente de Fora é a sede do Patriarcado de Lisboa

A Portugal Getaways está ao seu completo dispor para planear a sua viagem a Lisboa com base nas suas preferências. Deixe-nos ajudar no seu itinerário para Lisboa enquanto descontrai sem preocupações.

Pacotes de Viagem