As Melhores Paisagens Naturais da Madeira

Pontos de Interesse & Paisagens Naturais Da Madeira

 

A Ilha da Madeira foi eleita pela 5ª vez consecutiva como ‘’O Melhor Destino Insular do Mundo'', o óscar do turismo para ilhas, entregue pela World Travel Awards. Conta com cerca de 300.000 habitantes e carateriza-se pelo seu relevo acidentado e montanhoso, sendo o seu ponto mais alto o Pico Ruivo com 1.862 metros de altitude.

Não deixa de ser conhecida como a ‘’Ilha das Flores’’, mas o termo ''Ilha das Experiências'' faz-lhe mais juz, dado tudo o que se pode vivenciar no seio da sua beleza natural, que se estende desde as montanhas às praias rochosas, ou das falésias recortadas aos delicados jardins botânicos.

Porém, é a Floresta da Madeira que merece um destaque ainda maior. De acordo com a UNESCO, a Laurissilva da Madeira, Património da Humanidade desde 1999, é um exemplar notável deste tipo de floresta, e é onde se encontra a área mais abrangente desta. Na verdade, acredita-se que 90% dela é primária, ou indígena, ocupando uma área de 15 hectares, sendo ela o ‘’cobertor verde’’ que se apodera das paisagens da ilha. 

 

Pico Ruivo 

Como se já não fosse fantástico por si só estarmos a 1,862 metros de altitude naquela que é a montanha mais alta da Madeira e a terceira mais alta de Portugal, tudo o resto é ainda mais impressionante. Sem dúvida que todo o percurso pedestres de acesso vale a pena e nos leva, literalmente, ao topo da ilha.  Experienciamos a altitude, respiramos o ar puro da floresta Laurissilva e ainda conseguimos apreciar o melhor de viver numa destino insular, ao sermos presenteados com a vista sobre as suas zonas populacionais e sobre o oceano, que na Madeira é ainda mais azul. 

 

Aventure-se até ao topo do céu na Ilha da Madeira, onde o Pico Ruivo oferece vistas de tirar o fôlego!

Pico Arieiro

O Pico do Arieiro é a terceira montanha mais alta da ilha e a única onde é possível aceder-se de carro, estando assim ao alcance de todos os visitantes. É aqui que tem início o percurso pedestre mais solicitado que liga as suas duas majestades, o Pico Ruivo e o Pico Arieiro. Sinta a grandeza e a especularidade da cordilheira central da Madeira, apesar de ser difícil de acreditar naquilo que se está a presenciar: a altura, o silêncio, a paz. No local existem 2 miradouros de onde é possível obter diferentes perspectivas sobre tal criação vulcânica: o Pico João Cão, onde realmente nos apercebemos do quão dramáticos os recortes das montanhas são, e o miradouro do radar, onde se avistam os mais corajosos a iniciarem o percurso pedestre, desvanecendo entre a paisagem um pouco depois.

 

Descubra a grandiosidade do Pico do Arieiro, uma montanha imponente na deslumbrante Ilha da Madeira.

Miradouro dos Balcões 

Uma curta levada pela natureza adentro leva-nos a um dos miradouros mais instagramáveis da região - o dos Balcões. Ao chegar ao miradouro pode necessitar de um momento para absorver aquilo que presencia, pois é como se estivessemos suspensos num vale verdejante abrigado pelas montanhas da ilha, cuja cor é proveniente da floresta Laurissilva. E daí se observam as suas diferentes formas e se ouve o seu silêncio, apenas interrompido pelo som da ribeira que corre lá em baixo e pelo simpático chilrear dos pássaros que por aquelas árvores pousam. Um conselho de especialistas: leve bolachas!

 

Contemple a beleza intocada da Ilha da Madeira no Miradouro dos Balcões

Cabo Girão 

Um dos elementos que incrementam a notoriedade do destino são, sem dúvida, os seus surpreendentes miradouros - a coragem e destreza humana necessárias para a sua construção são também impressionantes. O Cabo Girão é um miradouro com uma plataforma de vidro suspensa, localizado no cabo mais alto da Europa, a 580 metros de altura. Para além da vista sobre as Fajãs do Rancho e do Cabo Girão, conte com uma perspetiva diferente sobre a cidade do Funchal e de Câmara de Lobos. Caso pretenda ir mais avante com uma experiência radical, este miradouro é o ponto de partida ideal para uma atividade de parapente e/ou base-jumping.

 

Deslumbre-se com uma das vistas mais impressionantes da Ilha da Madeira no Miradouro do Cabo do Girão, em Portugal

Piscinas Naturais do Porto Moniz 

No Porto Moniz encontra um dos melhores locais para um mergulho nas águas amenas do Atlântico: um conjunto de piscinas naturais formadas por rochas vulcânicas, onde a água do mar flui subtilmente sem o rebentar agreste das ondas. Com o tempo, foram construídas ao redor infraestruturas de apoio, o que resultou numa área total de 3,217 m2 para banhos de sol  e numa de 3,800 m2 para nadar. Em 2018, a CNN Travel elegeu as piscinas naturais do Porto Moniz como uma das 52 melhores zonas balneares do mundo. 

 

Explore as maravilhas das Piscinas Naturais Lávicas do Porto Moniz, na Ilha da Madeira

Grutas Vulcânicas de São Vicente

Faça uma visita ao interior da Terra ao visitar as Grutas Vulcânicas de São Vicente, um conjunto de grutas formadas há 890 mil anos como resultado da erupção vulcânica do Paul da Serra. Foram as primeiras grutas vulcânicas a abrir ao público em Portugal (1996) e dividem-se em três partes, sendo que cada qual merece ser visitada. Caminhe entre os místicos túneis subterrâneos e descubra as lagoas cristalinas que aí se escondem (e deixe-se impressionar).

 

Explore as maravilhas do interior das Grutas Vulcânicas de São Vicente, na Ilha da Madeira.

 

Praia do Seixal

A Praia do Seixal é uma das zonas balneares mais populares da Ilha da Madeira e, sinceramente, consegue-se entender porquê pela sua paisagística de sonho. Não só o contraste entre a sua areia negra com o azul celeste do mar forma um cenário verdadeiramente paradisíaco, tal como as montanhas verdes circundantes que se sobrepõem a tudo isto. O facto de ser uma das poucas praias de areia da ilha torna-a ainda mais especial, requisitada e apetecível. E a sua  localização privilegiada, entre a montanha e um porto, impossibilita o oceano Atlântico de aqui entrar carregado de fúria. Assim, a praia de areia negra do Seixal é um recanto perfeito para quem procura o contacto com o mar e uma sensação de paz inquebrável.

 

Praia do Seixal

Jardim Tropical Monte Palace 

Um refrescante e inesperado jardim tropical localizado no coração do Funchal, ocupando uma área de 70,000 m2. O Jardim Monte Palace Madeira alberga uma coleção inestimável de plantas exóticas, assim como uma das mais importantes coleções de azulejos de Portugal. Estes distribuem-se por todo o espaço, relatando de forma ilustrada episódios da História portuguesa. É aqui que se encontram dois jardins de inspiração oriental, fruto das relações sociais e comerciais  próximas entre Portugal e o Oriente.

 

Descubra a magia do Jardim Tropical Monte Palace, um oásis de beleza e tranquilidade na Ilha da Madeira.

Jardim Botânico da Madeira

Com uma coleção de mais de 2,000 plantas exóticas, o Jardim Botânico da Madeira ocupa uma área de 80,000 m2 e, para além da sua impressionante coleção botânica, alberga um Museu de História Natural e um teleférico que o conecta à freguesia do Monte. Subdivide-se em 5 áreas principais: indígenas e endémicas; arboreto; suculentas; medicinais e, por fim, o Loiro Parque. Este último reúne algumas das aves mais exóticas e raras do mundo, com destaque para as Catatuas e Loricos das ilhas tropicais Asiáticas; os Periquitos Australianos e os Papagaios Anões.

 

Descubra a exuberância do Jardim Botânico da Ilha da Madeira

 

Cascata dos Anjos

Cascata dos Anjos, a tão emblemática cascata que brota para o meio da estrada, que é de certo um dos lugares que ninguém quer perder na sua visita à solarenga Madeira. Situa-se a uma curta distância de carro da antiga estrada entre a Ponta do Sol e a Madalena do Mar. Aconselhamos vivamente que a visite, nem que seja apenas para aquela fotografia fantástica debaixo deste icónico chuveiro ao ar livre.

 

Aprecie a majestosa Cascata dos Anjos, na Ilha da Madeira

Ponta de São Lourenço

É na ponta oeste da ilha que encontramos uma paisagem divergente de todos os seus outros recantos. Porém, é aqui que ficamos com a verdadeira sensação de que estamos numa ilha de origem vulcânica. O solo é argiloso e seco, o que contrasta com toda a sua verdura cintilante da floresta Laurissilva.  Da Ponta de São Lourenço aproveite a vista para a imensidão do oceano e ilhéus costeiros, assim como para a forma das Ilhas Desertas na linha do horizonte.

 

Explore a deslumbrante Ponta de São Lourenço, localizada na Ilha da Madeira

 

Véu da Noiva

Outro grande postal turístico da Madeira é a cascata do Véu da Noiva, observada do miradouro com o mesmo nome. Goze do cenário da cascata a jorrar de entre a encosta montanhosa verde diretamente para o mar. Situa-se na costa norte da ilha, numa antiga estrada entre o Seixal e São Vicente. Quanto ao nome, deve-se ao facto de o brotar das águas da cascata parecer um delicado véu de noiva. 

 

Contemple a beleza imponente do Véu da Noiva, uma cascata impressionante na Ilha da Madeira

Casas Tradicionais de Santana

A localidade de Santana é uma Reserva da Biosfera e um lugar de extrema beleza. Aqui terá a oportunidade de conhecer outro dos grandes postais turísticos do arquipélago, as típicas casas de Santana, onde antigamente se vivia. São estruturas triangulares, com teto de palha e pintadas com cores vibrantes e arrojadas. Hoje em dia, são uma homenagem ao património e vivências de outros tempos, e uma das melhores paisagens modificadas pelo Homem de todo o arquipélago. Uma vez em Santana, a terra das hortênsias da Madeira, não deixe passar a oportunidade de visitar uma destas casas típicas tal e qual como antigamente. A família que há habitava construiu uma nova moradia na parte de trás e preservou a anterior para a dar a conhecer aos visitantes mais curiosos. 

 

Encante-se com as encantadoras Casas Tradicionais de Santana, na pitoresca Ilha da Madeira

Ilhéus da Ribeira da Janela

Três ilhéus de formato muito peculiar que emergem do oceano a uma distância relativamente curta da costa da freguesia da Ribeira da Janela, no Porto Moniz. Em dias de céu cinzento ou nas madrugadas em que o nevoeiro paira sobre o mar, os ilhéus formam uma paisagem que parece um cenário retirado da série mais famosa do mundo, of Thrones.

 

Maravilhe-se com os Ilhéus da Ribeira da Janela, um espetáculo natural na ilha da Madeira

Curral das Freiras

Uma pequena e adorável freguesia escondida no coração da ilha, num vale protegido e rodeado pelas enormes montanhas tão caraterísticas da Ilha da Madeira. O Curral das Freiras foi uma terra comprada por João Gonçalves da Câmara, Capitão Donatário da Madeira, que depois a doou às suas filhas no seu ingresso para o Convento de Santa Clara. É do miradouro da Eira do Serrado, a 1,095 metros de altura, que se obtém a melhor vista sobre esta aldeia histórica e sobre a cordilheira do coração da Madeira.

 

Descubra a beleza escondida do Curral das Freiras na Ilha da Madeira
Pacotes de Viagem