Paisagens naturais & Pontos de interesse
Ilha do Porto Santo
Na Ilha do Porto Santo, a única outra habitada, onde o solo é mais argiloso mas nem por isso deixa de ser encantador, todos os olhares se concentram nas suas praias paradisíacas. Um cenário ainda mais solarengo que contraste com o verdejante e florido da ilha vizinha, mas que nos presenteia com tantos outros vislumbres sobre os recantos da Natureza da Madeira, tais como vistas exclusivas para as Ilhas Desertas. Uma ilha tão pequena mas com tanto para viver e experienciar, enriquecendo a sua alma de viajante.
Praia do Porto Santo
‘’Ir à praia é o melhor remédio’’ é um facto comprovado, especialmente se a praia em questão for a do Porto Santo. Não só surpreende pelos seus 9 km de extensão, como pelas propriedades terapêuticas cientificamente provadas da sua areia dourada. Ajuda no tratamento de doenças do foro músculo-esquelético, enquanto que os sais minerais presentes na água do mar ajudam o corpo a recuperar mais rapidamente do stress e cansaço. Assim, mesmo que esteja bem, pode sempre estar melhor.
Praia do Zimbralinho
Um refúgio sereno de águas azul turquesa que conquista viajantes dos quatro cantos do mundo, ano após ano. Nem quando a praia fica sob a sombra das encostas circundantes a água perde o seu tom paradisíaco tão caraterístico. Certifique-se que leva a máscara de snorkeling para observar as centenas de peixes que vivem a poucos metros da areia e que parecem completamente indiferentes à presença dos visitantes. É uma praia não vigiada e o acesso é feito através de um caminho de terra batida, em que todo o cuidado é necessário tanto na descida como na subida. A Praia do Zimbralinho é ainda a única pedregosa da Ilha do Porto Santo.
Praia da Ponta da Calheta
No extremo oeste da ilha encontra outro recanto balnear de areia branca, embora que um pouco mais rochoso. A praia da Ponta da Calheta é muito conhecida pelo seu cenário estonteante ao pôr do sol com vista para o Ilhéu do Cal. Caso não lhe apeteça dar um mergulho, desfrute de uma refeição de peixe fresco no restaurante da praia.
Pico de Ana Ferreira
No Pico de Ana Ferreira, o ponto mais alto do Porto Santo, podem ser observadas enormes colunas quase perfeitas e de grande valor estético, com cerca de 283 metros. Este monumento geológico foi causado por tensões geradas durante o arrefecimento do magma no interior de uma conduta vulcânica. Antes de ser uma grande atração turística, o Pico de Ana Ferreira operava um antiga pedreira, mas uma vez notadas as colunas, a formação geológica incomum foi salvaguardada.
Porto dos Frades
Outro recanto na Ilha do Porto Santo onde os visitantes podem desfrutar de um autêntico estilo de vida balnear é o Porto dos Frades, localizado na Serra de Fora. O caminho até lá é um dos favoritos de bicicletistas e de amantes de caminhada. Esta pequena praia transmite a mesma sensação de paz e tranquilidade que todas as outras, ou talvez ainda mais devido à sua localização. Para além de um banho refrescante no Atlântico, pode-se ainda visitar as antigas salinas para uma melhor compreensão do modo de vida de antigamente na ilha.
Porto das Salemas & Piscinas Naturais
É na sentido oposto à Praia do Porto Santo que jaz uma das grandes gemas da natureza da ilha. Vá até ao Porto das Salemas e prepare-se para se encantar com as piscinas naturais mais inspiradoras de sempre - e provavelmente onde a água é mais cristalina em todo o arquipélago! Conselho de especialista: se visitar durante a maré baixa conseguirá ficar sentado dentro de água, a relaxar, enquanto contempla os ilhéus e recortes costeiros deslumbrantes.
Moinhos da Portela
E a trazer um pouco de cor à Ilha Dourada temos os moinhos da Portela, coloridos e pitorescos. Construídos estrategicamente num ponto ventoso, alguns destes moinhos encontram-se no seu estado original, perfeitamente preservados. Hoje em dia, são apenas lembranças alegres dos dias em que na Ilha do Porto Santo produzia farinha para os navios que seguiam em direção à América.