Carros de Cesto de Vime do Monte

Uma Viagem nos Carros de Cesto de Vimes do Monte

 

A viagem nos típicos carros de cesto do Monte é uma atividade que alia os aspetos tradicionais da vivência na ilha à aventura e ao lazer-- e uma ótima alternativa à tecnologia do teleférico, caso procure algo mais autêntico (e muito mais divertido). Na sua estadia, não pode deixar passar o Jardim Botânico da Madeira, na freguesia do Monte. Suba até lá nos teleféricos, mas siga o nosso conselho de especialistas e opte por esta boleia tradicional no regresso.

 

Pela Colina Abaixo

Os carros de vimes, que funcionam como um trenó moderno, normalmente levam dois visitantes de cada vez, e são conduzidos também por dois homens-- os Carreiros do Monte, experientes condutores do veículo. Distinguem-se pela sua indumentária toda branca e o pelo seu típico chapéu de palha com uma fita negra em redor. A parte crucial do seu vestuário são as botas de sola de borracha de pneus, que atuam como travões. Do ponto inicial da viagem, na Igreja do Monte, ao destino final, na Estrada do Livramento, vão 15 minutos de uma experiência memorável. A velocidade? Cerca de 30 km/h num percurso de apenas 2 km. Na estação do Livramento, no final da aventura, encontrará variadas opções de transporte e de conexão tanto para o centro do Funchal como para qualquer outra parte da ilha. 

 

Embarque numa emocionante aventura pelos Carros de Cesto do Monte, uma tradição única na Ilha da Madeira

Os Carreiros do Monte

Os Carreiros do Monte são muito mais do que os simples condutores dos veículos artesanais. São os responsáveis pela manutenção e organização desta experiência turística tradicional, e organizam-se segundo uma hierarquia muito interessante e respeitosa. Então é assim, atualmente existem 150 Carreiros e a cada um deles foi-lhes atribuído um número que dita a ordem da condução. Se o último tiver sido o número 20, por exemplo, o próximo a seguir viagem será o número 21. É de realçar todo o seu esforço na manutenção do nível de qualidade da atividade para o visitante. A hierarquia pode subordinar laços pessoais fortes uma vez que, se um Carreiro do Monte se pretender reformar, deve passar não só  o seu conhecimento ao aprendiz que forma, mas algo mais. O número que carregou ao peito durante parte da sua vida fará também parte do legado entregue ao novo Carreiro. 

 

Deslize pela história e tradição dos Carros de Cesto do Monte, um ícone cultural da Ilha da Madeira.

O Começo 

Tudo começou no séc. XIX, quando os senhores endinheirados do Monte, donos de Quintas, começaram a utilizar tais veículos como forma de chegarem mais rapidamente ao Funchal, ou de fazerem chegar bens. Como o aparecimento do turismo na Madeira foi algo muito precoce relativamente ao restante contexto nacional, as viagens nos carros de cestos de vimes começaram a ser amplamente apreciadas pelos visitantes. Atualmente, é um dos maiores destaques da ilha, bem como algo único em todo o mundo, devido às caraterísticas do próprio carro. São produzidos de forma artesanal na freguesia do Monte, com madeira de eucalipto oriunda do Santo da Serra e vime do Curral das Freiras. De momento, existem 100 carros de cesto de vime no ativo.

Pacotes de Viagem