Que Ilhas Devo Visitar No Arquipélago da Madeira?

Uma Visita Guiada pelas Ilhas do Arquipélago Da Madeira

 

A Madeira é um lugar de sonho idílico para aqueles que ambicionam sentir que estão a explorar múltiplos destinos quando, na verdade, só visitam um. Aqui encontrará um refúgio de natureza onde a praia está a um passo de distância, onde as montanhas estão a outro e escondem as mais espetaculares cascatas - um cenário natural gritante, que não deixa de surpreender os viajantes mais experientes. Aventure-se com um percurso pedestre a qualquer altura do ano, mergulhe onde as águas do Atlântico são mais azuis, aceda ao topo de montanhas por si mesmo, tudo enquanto cheira o perfume das flores dos jardins botânicos da Madeira ao descer a rua. 

 

É o único arquipélago de Portugal que é um destino turístico consolidado já há muito tempo. De facto, a Ilha da Madeira está na rota dos turistas ingleses há centenas de anos, fruto da relação histórica de proximidade entre os dois países. Então, para o ajudar a decidir entre visitar a Madeira ou o Porto Santo, a nossa resposta é: visite ambas. Embora as Desertas e Selvagens façam parte do panorama, não são ilhas habitadas.

 

Ilha da Madeira: Um Paraíso Natural de Belezas Exuberantes

 

Descubra a maravilha do Jardim Botânico da Madeira, um tesouro verdejante localizado nesta ilha paradisíaca

‘’A Ilha das Experiências''

 

A Ilha da Madeira foi distinguida pela 5ª vez consecutiva como o '‘Melhor Destino Insular do Mundo’’, um dos óscares do turismo entregue pela World Travel Awards. Conta com cerca de 300.000 habitantes e carateriza-se pelo seu relevo acidentado e montanhoso, sendo o seu ponto mais alto o Pico Ruivo com 1.862 metros de altitude. Não deixa de ser conhecida como a ‘’Ilha das Flores’’, mas o termo ''Ilha das Experiências'' faz-lhe mais juz, dado tudo o que se pode vivenciar no seio da sua beleza natural, que se estende desde as montanhas, às praias rochosas ou às falésias recortadas, ou até aos delicados jardins botânicos. Porém, é a Floresta da Madeira que merece maior destaque. De acordo com a UNESCO, a Laurissilva da Madeira, Património da Humanidade desde 1999, é um exemplar notável deste tipo de floresta, e é onde se encontra a área mais abrangente desta. Na verdade, acredita-se que 90% dela é primária, ou indígena, ocupando uma área de 15 hectares, sendo ela o ‘’cobertor verde’’ que se apodera das paisagens da ilha. 

 

Desfrute de um refúgio paradisíaco na Praia do Seixal, localizada na bela Ilha da Madeira

É verdade que existem poucas praias de areia, mas encontra no destino uma enorme variedade de complexos balneares e de praias rochosas. Isto não parece ser, de todo, um problema para os turistas que por lá passam durante a época alta, que dura de maio a outubro. Tendem a concordar e a passar o testemunho de que a Ilha da Madeira é um destino de férias ativo e verdadeiramente idílico para os amantes da natureza, de percursos pedestres e de aventuras no mar como mergulho, pesca, whale watching ou simplesmente de passeios de barco. Não nos esqueçamos que é um destino para aqueles que adoram passar as férias num resort ou hotel de luxo, sem abdicar de uma boa dose de aventura ao ar livre. 

 

Experimente uma aventura única na Ilha da Madeira, Portugal, com os famosos Carrinhos de Cesto do Monte

Para além da sua beleza natural peculiar que remete às origens vulcânicas da ilha, ficará surpreendido com a coragem humana necessária para a construção dos mais espetaculares miradouros, espalhados por toda a ilha. De passeios pelas ruas históricas do Funchal a viagens de teleférico; de absorver as paisagens do Cabo Girão e do Curral das Freiras a visitar as típicas casas coloridas de Santana; de trilhos pela floresta a mergulhar nas piscinas naturais do Porto Moniz, a Ilha da Madeira simplesmente não o irá desiludir.

 

Ilha do Porto Santo: Um Tesouro Escondido no Arquipélago da Madeira

 

Com um cenário deslumbrante e ambiente tranquilo, a Praia do Porto Santo é um destino imperdível

‘’A Ilha Dourada’’ 

 

Tem apenas 5.000 habitantes e é composta por praia, praia e mais praia, pelo menos na parte sul. No norte, contrariamente, assiste-se a um cenário ligeiramente montanhoso, sendo o seu ponto mais alto o Pico Facho com 507 metros. É conhecida como ‘’A Ilha Dourada’’ pelo seu cenário relativamente mais seco e acastanhado, que contrasta seriamente com as paisagens verdes e floridas da ilha vizinha. A Ilha do Porto Santo esconde uma gema para todos os amantes de mar e sol: uma praia com um fantástico areal branco de 9 km. Chama-se Praia do Porto Santo e é capaz de competir com as praias dos destinos turísticos mais exóticos do mundo. A sua areia dourada e brilhante está carregada de propriedades terapêuticas, ajudando no combate de eczemas e varizes, portanto não se assuste se vir pessoas enterradas até ao pescoço. Tal facto está cientificamente provado através de estudos efetuados pela Universidade de Oslo e pela Universidade de Aveiro. 

 

Com uma extensão de areia dourada de 9 quilômetros, esta praia é um verdadeiro paraíso tropical. 

O alojamento no Porto Santo passa sobretudo por resorts de praia que incluem spa e centros de bem estar. A época de maior procura turística é um pouco diferente do que na Ilha da Madeira, durando apenas de junho a setembro. Esta ilha afirma-se como um destino de férias de praia e sol, perfeito para aqueles que simplesmente não resistem ao encanto de um simples ‘’beach lifestyle’’. 

 

Explore a encantadora área dos Moinhos da Portela na Ilha do Porto Santo

Aqui vai uma pequena amostra do que pode fazer na Ilha Dourada: aproveitar um banho na água azul e cristalina da praia do Porto Santo; mergulhar no Ilhéu de Cima, um dos melhores locais da ilha para tal; golfe, ténis, andar de bicicleta ou de cavalo; visitar o cume do Pico do Facho; conhecer a antiga casa de Cristóvão Colombo; explorar a Portela e os seus icónicos moinhos de vento, ou deixar-se deslumbrar pela imponência das colunas de 283 metros quase perfeitas da formação geológica do Pico de Ana Ferreira. 

Pacotes de Viagem