O Que Se Come e Bebe na Madeira?
A cozinha regional da Madeira é o reflexo da simplicidade e criatividade do seu povo. Os pratos típicos da região primam pela delicadeza dos produtos tradicionais e pelas técnicas culinárias contemporâneas que lhes são aplicadas. Prepare-se para uma viagem gastronómica e descubra a História e Cultura do arquipélago através do paladar.
Visite a Madeira para uma explosão de sabores quer opte por jantar na tasca mais tradicional ou num restaurante de duas estrelas Michelin, o II Galo D'oro. Conheça os mercados exteriores, com destaque para o Mercado dos Lavradores, no Funchal, e deixe-se levar pelas dezenas de cheiros, absorva as cores e sinta as texturas dos alimentos que naquele solo crescem, tudo enquanto aprecia o quotidiano dos locais. E aqui vão as especialidades madeirenses que não pode deixar de provar.
Delícias Marinhas: Lapas Grelhadas
Uma das entradas mais populares de qualquer restaurante da Madeira ou Porto Santo são as deliciosas lapas grelhadas com muito alho, manteiga e salsa. Vêm para a mesa na mesma frigideira onde são preparadas e deixam um rasto de brisa do mar onde passam. Uma vez que estamos num destino insular com imensas vilas piscatórias, conte com toda uma variedade deliciosa de marisco e peixe fresco.
Espetada de Novilho em Pau de Loureiro
E para os amantes de carne: espetada de novilho em pau de loureiro. O resultado? Cubos de carne de vaca que se desfazem como seda de tão tenros que estão. O segredo está na preparação da carne, de elevada qualidade, temperada apenas com sal e alho, mas preparada com muito carinho e tradição.
Bolo de Caco
Um pão de porção individual feito com farinha de trigo, fermento, água e sal. O bolo do caco tem de levedar durante 3 dias antes de poder ser cortado na sua forma redonda e, originalmente, era cozinhado numa pedra de basalto aquecida para esse fim. É um pão bastante versátil que pode ser consumido como um snack de pão de alho, ou como sandes com os mais variados recheios, incluindo bife. Em caso de indecisão, um prego em bolo de caco é uma escolha acertada.
Bolo de Mel
O doce de elite da cozinha regional consiste num bolo redondo e achatado típico da época natalícia, uma conjugação de sabores intensos. A sua receita inclui: mel de cana-de-açúcar; nozes; amêndoas; sumo de laranja e vinho da Madeira; especiarias tais como canela, cravinho, erva-doce e outras. Contudo, não é apenas o sabor que espanta. O período de validade do bolo de mel é muito extenso, durando de Natal a Natal, pelo que pode levar para casa e consumir algum tempo depois (quando começar a sentir saudades da Madeira).
Broas de Mel
Uma bolacha redonda que apesar de típica da quadra natalícia, faz parte da mesa de qualquer família madeirense durante todo o ano. Uma broa de mel é crocante e doce, mas que surpreende pelo seu travo inesperado a especiarias como canela e noz-moscada. Para além de ser um ótimo lanche com um copo de leite a acompanhar, pode ser usado como base de diversas sobremesas como tartes, cheesecakes ou crumbles.
Banana da Madeira
A banana da Madeira é um orgulho regional e difere de qualquer outra homóloga, sendo muito mais pequena mas muito mais doce. Rica em vitaminas, é a fruta preferida da região e é utilizada tanto como acompanhamento de pratos salgados, como em sobremesas. Curiosamente, a embaixadora da banana da Madeira é a mãe mais famosa de Portugal: a dona Dolores Aveiro, mãe da lenda do futebol Cristiano Ronaldo. Contudo, a excelente combinação de um solo fértil e clima fantástico dá origem a toda série de frutas exóticas e incomuns, tais como maracujá-tomate, maracujá-laranja, maracujá-banana, entre muitas outras que ficará a conhecer aquando da sua visita ao Mercado dos Lavradores.
Peixe-Espada-Preto com Banana Frita
Outro prato com sabor a maresia é o peixe-espada-preto. É frito numa cama de cebolada e depois servido, normalmente, com molho e bananas fritas. Para acompanhar, recomendamos um copo do famoso vinho da Madeira. Caso procure um prato ainda mais exótico pode pedir para substituir a banana frita por molho de maracujá - recomendamos ambos!
Milho Frito
O acompanhamento mais popular da gastronomia madeirense é um pouco incomum, mas muito criativo - cubos de milho frito. São confecionados a partir de uma papa de farinha de milho, onde são adicionadas especiarias e couve picada. Esta papa tem de arrefecer antes de ser cortada em cubos e é depois frita, proporcionando uma experiência muito agradável ao nosso paladar (e muito melhor do que batatas fritas).
Vinho
Baptizado com o nome da ilha, o vinho da Madeira é reconhecido internacionalmente pelas suas caraterísticas singulares - resultado da combinação do clima, fertilidade do solo e processo de produção antigo. O produto final é um vinho generoso com um teor de álcool entre os 17% e os 22%. Apesar das mais de 30 castas, a mais comum é a Tinta Negra, e representa 80 a 85% no total da produção vinícola da ilha. Seguem-se-lhe as castas Sercial, Verdelho, Boal e Malvasia.
Poncha da Madeira
Ir à Madeira e não provar a famosa poncha é como ir a Roma e não ver o Papa. A receita original inclui aguardente de cana de açúcar, açúcar, mel e sumo de limão. Era o que os pescadores bebiam antigamente, apenas com limão e sem mel, para aguentar as longas e friorentas noites no mar. As novas variâncias da receita já incluem outras frutas e sabores, conforme o gosto de cada um, fazendo da poncha uma bebida muito apetecível e fácil de se gostar. Aqui tem uma ótima ideia de lembrança da Ilha da Madeira para levar para casa.