Whale Watching No Arquipélago Da Madeira

Madeira: um santuário de cetáceos

 

Aqui há uma beleza misteriosa que se estende para além das paisagens montanhosas sem fim, jardins floridos, vilas pitorescas e adegas históricas. A apenas 5 km da costa da Ilha da Madeira o oceano atinge uma profundidade de 3,000 metros. E assim entramos no maior santuário de cetáceos do Atlântico Norte, com cerca de 635,000 hectares de águas protegidas - duas vezes o tamanho do distrito de Lisboa. E quantas são as espécies que podem ser avistadas? Mais de 28! Isto faz com que cerca de ⅓ de todas as espécies de baleias e golfinhos do mundo possam ser vistos a nadar pelas águas amenas e convidativas do arquipélago durante todo o ano. 

 

Espécies Marinhas a Avistar durante o Whale Watching na Madeira

As espécies mais comuns de serem avistadas ao longo de todo o ano são: o Cachalote; a Falsa-orca; a Baleia-comum; a Baleia-de-bryde; a Baleia-piloto; os Golfinhos-comuns; os Golfinhos-pintados; os Golfinhos-riscados e os Golfinhos-de-risso. Mas há mais! A Madeira abriga um santuário de lobos-marinhos, a foca mais rara do mundo e em sério perigo de extinção. Podem ser encontrados no mar da Ilha da Madeira e nas Ilhas Desertas, sendo devidamente salvaguardados e monitorizados ao abrigo do projeto ‘’Life Madeira Lobo Marinho’’. O arquipélago é também casa de diversas aves marinhas categorizadas como únicas ou em risco de extinção. É o exemplo da freira-da-madeira, que só nidifica na ilha com este nome, apesar de ser nas Desertas e Selvagens que se encontram algumas das maiores colónias europeias de aves marinhas. Durante o passeio de barco, os visitantes podem esperar um encontro com Almas-negras, Cagarros, Mantas, tartarugas marinhas e muitas outras espécies. 

 

O lobo-marinho é uma espécie fascinante que habita as costas rochosas e ilhas do Atlântico, incluindo o Arquipélago da Madeira.

A Melhor Época do Ano para Whale Watching na Madeira

Devido às condições favoráveis do mar e da atmosfera que se fazem sentir nas ilhas da eterna Primavera, a observação de cetáceos é uma atividade exequível em qualquer altura do ano. No caso de a espécie que tanto deseja avistar for migratória, claro que há uma altura estratégica para a visitar. Porém, e caso esteja interessado numa experiência libertadora e arrebatadora como a natação com golfinhos, deve escolher o Verão para a levar a cabo. 

 

Os Avistamentos São Garantidos? 

Alguns agentes de animação turística confessam ter uma taxa de 98% de sucesso logo na primeira viagem. De facto, maioria deles assume o compromisso de devolver o valor total do bilhete ou de reagendar a atividade sem qualquer custo para o visitante, caso o primeiro cenário não se verifique. 

 

É possível avistar várias espécies de golfinhos selvagens do Atlântico

Futuro ‘’Whale Heritage Site’’ 

Iniciada pela World Cetaceans Alliance, a Whale Heritage Site é um novo sistema de acreditação para destinos que pratiquem esta atividade responsavelmente. Os países candidatos estão sujeitos a um processo de avaliação antes de ganharem tal distinção e, apesar de a Madeira estar ainda sujeita a tal processo, acreditamos que reúne todas as condições necessárias para a certificação de Whale Heritage Site.

 

Recomendações:

- Leve roupa e calçado confortável, óculos de sol, casaco, chapéu e protetor solar;

- Leve água e snacks leves;

- Tome um comprimido do enjoo cerca de 30 min antes do início da viagem;

- Se estiver grávida deve consultar o seu médico antes. Caso este aprove, deve fazer a viagem a bordo de um catamaran e não de um semirrígido. O mesmo se aplica a quem tem problemas de coluna;

- Respeite todas as indicações dos guias e biólogos marinhos;

- Não se esqueça da máquina fotográfica. Vai querer captar cada momento! 

Pacotes de Viagem